Pesquisadores acreditam que a arma, encontrada em forte militar de 3.200 anos, tenha sido de Ramsés II.
Uma espada de bronze do Faraó Ramsés II foi encontrada durante escavações arqueológicas no Egito.
Segundo o Ministério do Turismo e Antiguidades do país, os arqueólogos descobriram e desenterram um forte militar de 3.200 anos, em Tell Al-Abqain, no Delta do Nilo.
O Forte Abqain foi um dos principais postos militares avançados do antigo exército egípcio na Estrada Militar Ocidental. Em uma posição estratégica, o local servia para proteger as fronteiras noroeste do Egito de invasões de tribos líbias e povos do mar.
Escavações arqueológicas em Tell Al-Abqain. (Foto: Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito).
O Dr. Mohamed Ismail Khaled, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, destacou que a forma como o forte foi construído revela a inteligência dos engenheiros egípcios em adaptar seu ambiente natural para servir a propósitos práticos.
Entre os objetos pessoais de soldados encontrados no local, está uma espada de bronze, que os estudiosos acreditam que tenha sido do faraó Ramsés II, o terceiro governante da 19ª Dinastia.
Também foram descobertos depósitos de armas, alimentos e provisões da era do Novo Reino.
Êxodo
Ramsés II (1303–1213 a.C.) é comumente associado à figura que estava no poder durante o livro bíblico do Êxodo, que conta a história dos israelitas deixando o Egito após anos de escravidão, sob a liderança de Moisés. O governo de Ramsés II marcou o último pico do poder imperial do Egito.