Campanha estadual promove atualização de cadernetas de vacinação em 853 municípios
Neste sábado (23), o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), realiza o Dia D de Vacinação, parte da Campanha Estadual de Multivacinação. A iniciativa tem como foco atualizar os cartões de vacina de crianças e adolescentes de até 15 anos em todos os 853 municípios mineiros, com ações em unidades básicas de saúde e postos extramuros.
Vacinas e metas
A campanha busca elevar as coberturas vacinais no estado, reduzindo os riscos de disseminação de doenças imunopreveníveis. Mais de 1,9 milhão de doses foram distribuídas, incluindo imunizantes como tríplice viral, hepatites A e B, meningocócicas ACWY e C, HPV, rotavírus humano, poliomielite, febre amarela, pentavalente e covid-19.
Pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação e documentos como CPF, comprovante de residência e identificação com foto.
Avanços e dados
Minas Gerais já apresenta progresso significativo na imunização. Entre janeiro e setembro de 2024, a vacinação contra a meningocócica C ultrapassou a meta de 95%, atingindo 104,15%. A cobertura da tríplice viral também cresceu: a primeira dose alcançou 106,19%, enquanto a segunda chegou a 81,69%.
Investimentos em imunização
Desde 2023, o estado investiu R$ 165 milhões em estratégias para ampliar o acesso às vacinas, como campanhas em escolas e creches. Além disso, foram entregues 123 vacimóveis, unidades móveis de vacinação, com um investimento superior a R$ 100 milhões.
Mobilização em Belo Horizonte e Itabira
Em Belo Horizonte, 153 centros de saúde estarão abertos das 8h às 17h, com a presença do subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi, no Centro de Saúde Horto, no bairro Santa Tereza.
Em Itabira, todas as unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) funcionarão das 8h às 16h, aplicando vacinas em crianças e adolescentes. É indispensável a apresentação de documento com foto e carteira de vacinação para a aplicação dos imunizantes.