De acordo com Engel, o "espírito de Amaleque" se alimenta da tristeza e do desânimo.

Imagine voltar para casa e encontrar tudo devastado, sua família distante e sua paz destruída — foi exatamente assim que o rei Davi se sentiu ao ver sua cidade arrasada e sua família levada como refém. O pastor Joel Engel usou essa história bíblica para fortalecer aqueles que, hoje, também se veem prostrados em meio às suas lutas.

“Esta é uma mensagem para aqueles que estão prostrados, abatidos, como se estivessem no chão. Talvez você se sinta como Davi, enfrentando um momento onde tudo parece ter sido perdido”, iniciou o pastor.

Engel lembrou da história de 1 Samuel 30:1-14, que conta sobre o ataque dos amalequitas à cidade de Ziclague, onde Davi e seus homens estavam vivendo temporariamente. Quando Davi e seus guerreiros voltaram para a cidade, após serem dispensados do exército filisteu, encontraram Ziclague completamente devastada. Os amalequitas haviam saqueado e queimado a cidade e levado cativas as mulheres e crianças.

“Amaleque representa a própria essência do mal”, explica Engel. “Os amalequitas eram um povo cruel, que havia perdido toda a humanidade. Eles vinham para matar, roubar e destruir, e seus ataques eram traiçoeiros, focando mulheres e crianças”.

Engel observa que ao se deparar com a devastação, a atitude de Davi mudou sua forma de enxergar a dificuldade:

“1 Samuel 30:6 nos diz: ‘Davi se fortaleceu no Senhor.’ Aqui está a primeira chave para vencer o ataque do inimigo: fortaleça-se no Senhor. Não permita que o desânimo o derrote”.

Esteja atento aos ataques 

“Amaleque é um espírito traiçoeiro, que age nas sombras, usando até pessoas próximas para criar contendas, divisões e traições”, explica Engel.

Ele observa que os amalequitas tentaram impedir o povo de Israel quando eles estavam a caminho de viver sua promessa e fez um paralelo: “Da mesma forma, talvez você esteja prestes a viver grandes conquistas e o inimigo vem por trás, tentando roubar a sua alegria e impedir que você desfrute plenamente da bênção que Deus já decretou.”

Ele lembra que uma das estratégias de Satanás é usar o desânimo para desviar nosso foco: “Quando estamos perto de nossa ‘terra prometida’, é nesse momento que o inimigo tenta nos trazer tristeza, fazer-nos chorar e desistir. Mas é nessa hora que devemos nos fortalecer no Senhor e na força do Seu poder. Seja forte e corajoso! A sua vitória está próxima. Não se deixe abalar pelas circunstâncias.”

Vencendo o espírito de Amaleque

A Bíblia conta que, diante da calamidade, Davi e seus homens choraram até não terem mais forças, mas Davi buscou força no Senhor. Ele consultou a Deus para saber se deveria perseguir os amalequitas, e Deus lhe respondeu que sim, prometendo que ele recuperaria tudo o que foi levado.

De acordo com Engel, o espírito de Amaleque “se alimenta da tristeza e do desânimo”. 

“Davi, em vez de ceder ao desespero, chamou o sacerdote e consultou o Senhor. Buscar a presença de Deus foi a arma mais poderosa de Davi. Essa presença o fortaleceu e o preparou para a próxima batalha”, declara Engel.

Davi então partiu com 600 homens em perseguição aos amalequitas. Ele conseguiu resgatar tudo o que os amalequitas haviam levado — suas esposas, filhos e todos os pertences. 

“Davi foi para a guerra, saiu vitorioso e resgatou tudo o que lhe havia sido tirado. Essa é a promessa para aqueles que se fortalecem no Senhor: Ele é quem restaura tudo o que foi perdido”, Engel declara.