O secretário do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Clédisson dos Santos, é itabirano e compareceu à premiação
Na última segunda-feira (25), o teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) foi palco da cerimônia “Personalidades Afro-itabiranas – Luís Gama”. O evento, promovido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria de Governo e da Diretoria para Promoção da Igualdade Racial, encerrou as atividades do Mês da Consciência Negra. Em sua segunda edição, a iniciativa busca valorizar a luta da comunidade negra e homenagear figuras de destaque em diversas áreas.
Homenagem a Luís Gama
A premiação deste ano homenageou Luís Gama, reconhecido advogado, jornalista, escritor e líder do movimento abolicionista no Brasil. Ao todo, 15 personalidades receberam o prêmio, entregue pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB), pelo secretário nacional de Igualdade Racial, Clédisson dos Santos, pela Diretora para Promoção da Igualdade Racial, Nyara Crispim, e pelo vereador Bernardo Rosa (PSB).
Discursos e compromisso com a igualdade racial
Camila Vieira, representante dos homenageados, destacou a importância do reconhecimento ao povo negro e à ancestralidade em sua fala. Já o prefeito Marco Antônio Lage reforçou o compromisso de Itabira com políticas antirracistas, citando o projeto “Cidades Quilombolas” como essencial para a promoção da igualdade.
Nyara Crispim, emocionada, reafirmou o trabalho em prol da memória e valorização do povo negro:
“Fico muito feliz com a oportunidade de representar o povo negro de Itabira, trabalhando por uma educação antirracista, pela valorização e reconhecimento dos quilombolas e, sobretudo, pelo não apagamento da nossa história.”
Reconhecimento às personalidades premiadas
Confira os homenageados deste ano:
- Agnes Carrelle
- Angélica Silva
- Camila Vieira
- Clarissa Lages
- Clédisson Junior
- Edna Carvalho
- Elaine Mendes
- Gerson Zeferino Gomes
- Guaiamum Capoeira
- Marcos Alcântara
- Mc Shall
- Martinho Francisco
- Nélia Cunha
- Rosângela Beato
- Samira Coelho
Destaque para Clédisson dos Santos
Clédisson Geraldo dos Santos Júnior, natural de Itabira, é secretário nacional de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e pesquisador na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Retornou à sua cidade natal para participar da programação do Mês da Consciência Negra, reforçando sua dedicação à pauta antirracista em nível nacional.
A valorização da memória negra em Itabira
A cerimônia reafirmou o compromisso do município com a igualdade racial, destacando as contribuições do povo negro para a história e o desenvolvimento da cidade.